WELLNESS

Conheça os benefícios da cromoterapia

Terapia das cores é usada para despertar sensações no organismo

Por: Yuri Sena
23/02/2021 - São Paulo

Terapia das cores é usada para despertar sensações no organismo

A cromoterapia é o uso das cores como meio terapêutico para o tratamento de condições físicas e emocionais. Antes, era usado a luz ambiente e a coloração das roupas mas, com o avanço dos estudos sobre o tema, foi descoberto que a terapia das cores é mais precisa. Agora, são usados bastões de luz em pontos específicos do corpo, baseados na acupuntura, e banho de imersão.


Segundo uma pesquisa feita pelo departamento de física da Universidade de Balochistan, no Paquistão, os profissionais definiram como um método de tratamento visível das cores para curar doenças. Segundo eles, a cor como medicina é tão antiga quanto qualquer outra, como a luz do Sol e as cores que eram usadas pelos egípcios para a cura, e este método é investigado como medicina desde o ano 2000 antes de Cristo.


Na cromoterapia, cada cor possui uma propriedade diferente que vai agir em diversos pontos para trabalhar em uma reação curativa. Os pontos da acupuntura, por exemplo, são usados como base e atingem canais energéticos espalhados por todo o corpo. 


Em algumas situações, mais de uma cor é utilizada para o tratamento. A escolha vai depender da necessidade de cada paciente, sendo que, cada ponto do corpo tem um preparo diferente. Neste tipo de terapia, a cor laranja, por exemplo, é indicada para quem sofre de depressão, pois tem o poder de aumentar a autoestima, promover a regeneração e dar disposição. Para dores musculares, cores frias, como o azul, são mais indicadas devido às propriedades anti-inflamatórias, reduzindo a ansiedade, o estresse, e induzindo ao relaxamento e ao sono. Conheça agora algumas cores trabalhadas na terapia e seus benefícios.


Amarelo - Felicidade



A cor amarela afeta um diferente tipo de energia: a felicidade. Ela também é usada para despertar a criatividade e tem um efeito enriquecedor sobre o intelecto, conectando corpo e mente.


Na medicina, os remédios amarelos geralmente são laxantes e purgantes. Porém, a cor amarela também é usada para doenças nervosas e problemas no estômago e fígado.


Azul - Calmaria 



O estímulo à cor azul é capaz de nos deixar mais calmos e relaxados. Ela tem um efeito pacificador no sistema nervoso, auxiliando problemas de sono e dores de cabeça.


Usada junto com o branco, a cor azul é usada na cromoterapia para curar invalidez, nervosismo e reumatismo.


Verde - Cura 



O verde está no meio do espectro de cores, ele contém uma natureza tanto física quanto espiritual. Por isso, ele é considerado a cor de cura universal.


Ele também é visto como uma cor relaxante, capaz de acalmar o sistema nervoso, relaxar os músculos e ajudar contra a insônia.


Segundo a cromoterapia, o verde pode ajudar a curar doenças que afetam a pressão arterial, como problemas cardíacos, distúrbios nervosos e dores de cabeça.


Violeta - Criatividade/inspiração



Alguns cientistas acreditam que o violeta pode ajudar na nutrição de células do cérebro, aumentando a criatividade e talento artístico.


Ela também é relacionada à cura de problemas de neurose, tumores, reumatismo e epilepsia.


Vermelho - Energia 



De acordo com a cromoterapia, a cor vermelha é uma das “Grandes Energizadoras”, junto com o rosa. O estímulo visual da cor vermelha pode nos deixar mais agitados e com mais energia, porém também mais agressivos e fortes.


Já a nível corporal, o vermelho é conhecido por estimular o sistema circulatório, além de liberar a rigidez muscular e constrições. Por esse motivo, medicamentos que estimulam o oxigênio no sangue costumam ser de cor vermelha.

Veja também

livros
CULTURA & ENTRETENIMENTO

Da literatura para a televisão: conheça os livros que vão ser adaptados para séries

"Pátria" e "Território Lovecraft" são alguns dos destaques dos streamings

25/02/2021 - São Paulo

Governo de SP implanta toque de restrição no estado
NOTÍCIAS

Governo de SP implanta toque de restrição no estado

Decisão foi divulgada em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (24)

24/02/2021 - São Paulo

lady a
CULTURA & ENTRETENIMENTO

Escolha do ouvinte: conheça mais sobre o grupo Lady Antebellum

A banda já arrematou cinco estatuetas do Grammy no mesmo ano

24/02/2021 - São Paulo